Terapia por ondas de choque: Tratamento da dor altamente eficaz

A terapia por ondas de choque é um tratamento utilizado para combater dores eficazmente. Trata-se de um procedimento não cirúrgico no qual uma onda acústica leva alta energia a pontos muito específicos do corpo do paciente.
Ossos, tendões e outros tecidos moles podem ser submetidos a esta terapia inovadora, com resultados comprovados no tratamento de patologias como:
- Tendinopatia de Aquiles:
- Tendinopatia do tendão rotuliano;
- Tendinopatia da pata de ganso;
- Fasceíte plantar;
- Patologia da coifa dos rotadores;
- Síndrome da dor trocantérica;
- Epicondilites;
- Síndrome pubálgico;
- Atraso de consolidação óssea.
A reduzida área focal sobre a qual a onda acústica incide (entre 2 e 8 milímetros) promove uma otimização dos resultados terapêuticos e reduz os efeitos sentidos nos tecidos adjacentes.
Benefícios da terapia por ondas de choque
Entre os benefícios da utilização de ondas de choque em tecidos musculoesqueléticos com dor subaguda, subcrónica e crónica encontram-se:
- Rápida cicatrização, motivada pela oxigenação da área focal em tratamento;
- Reversão da inflamação crónica, uma vez que o processo de regeneração é melhorado;
- Reparação muscular e ligamentar, estimulada pela produção de colagénio;
- Eliminação de calcificações;
- Libertação muscular;
- Diminuição da dor.
Os objetivos e os efeitos da utilização de ondas de choque
De caráter não-invasivo e inovador, as ondas radiais são aplicadas na superfície cutânea. Acabam por penetrar os tecidos moles, proporcionando melhorias significativas aos pacientes.
A atuação da terapia por ondas de choque centra-se em gerar efeitos biológicos intersticiais e extracelulares microscópicos. Este método não visa, por isso, a desintegração do tecido danificado, mas a sua progressiva regeneração.
Recorrendo a ondas de choque, o processo de cicatrização diminui naturalmente a sua duração. Tal deve-se, fundamentalmente, ao incremento dos índices de vascularização e oxigenação. Os indicadores de crescimento, dos quais os eNOS ou PCNA são exemplo, beneficiam igualmente de um aumento significativo.
A estimulação de produção de colagénio, a dispersão da substância mediadora da dor – substância P – e a ativação de mastócitos, que propiciam a aceleração da recuperação da inflamação crónica, são outras das consequências desta técnica.
A terapia por ondas de choque deve ser incondicionalmente executada por um fisioterapeuta com sólida experiência, que procederá a uma análise aprofundada das potenciais mutações patológicas e das regiões com dor. É importante consultar uma clínica especializada.
Se sofre de dores ou possui qualquer patologia crónica, consulte o Centro Clínico Diogo Cardoso. Poderá prontamente agendar a sua consulta e usufruir de um serviço personalizado e minucioso numa clínica de referência.
Os relatos dos nossos pacientes comprovam a competência do nosso corpo clínico. Contacte-nos para obter mais informações sobre os tratamentos de que dispomos e aproveite para melhorar a sua qualidade de vida.
Leia também:
Fisioterapia: A chave do sucesso na reabilitação de desportistas
Coluna lombar: 10 Anos depois, José Costa ganhou uma vida nova!
Fisioterapia pode salvar vidas: Um caso real de sucesso!