Terapia fotodinâmica: Como funciona este tratamento inovador?

A terapia fotodinâmica é utilizada sobretudo no campo dermatológico, no tratamento de rosácea, acne, micose e melasma, entre outros problemas de pele. A técnica não invasiva combina a aplicação de produtos fotossensíveis com a exposição a uma luz de baixa potência.
No Centro de Estética Médica Avançada Joana Cardoso (que integra o Centro Clínico Diogo Cardoso), dispomos de um equipamento inovador skymedic destinado à realização da terapia fotodinâmica. O tratamento é indolor, provocando apenas algum desconforto, que varia atendendo ao nível de intensidade da exposição à fonte de luz. Os resultados são visíveis desde a primeira sessão.
A terapia fotodinâmica é usada também para tratar lesões pré-cancerígenas e cancerígenas de dimensão superficial. Conheça um pouco melhor este método terapêutico e compreenda a sua importância.
Como atua a terapia fotodinâmica?
A terapia fotodinâmica (ou fotobiodinâmica) é realizada com recurso a três elementos: um agente fotossensibilizante, uma fonte de luz e um ambiente fértil em oxigénio.
O metilaminolevulinato é um dos agentes fotossensibilizantes mais frequentemente utilizados neste tipo de procedimento. Os mesmos podem ser tópicos (aplicados localmente) ou sistémicos (orais).
A substância é ingerida pelo paciente ou aplicada no local da lesão, sendo posteriormente absorvida pelas células de elevado metabolismo (ou cancerígenas) presentes no organismo. As células saudáveis, contudo, não a absorvem.
Após acionado pela fonte de luz, o metilaminolevulinato transforma-se num produto fotoativo capaz de provocar modificações metabólicas: a protoporfirina IX. As luzes vermelha, azul, intensa pulsada e LED são as principais fontes utilizadas.
As células a ser removidas tornam-se sensíveis à luz em exposição e vão sendo progressivamente mortas. As restantes, porém, permanecem saudáveis, não sofrendo qualquer tipo de dano. É de referir que, em lesões de dimensão superior a 2 mm de espessura, a terapia fotobiodinâmica não surtirá o efeito desejado.
O uso da terapia fotodinâmica na Medicina Estética
A terapia fotodinâmica tem sido utilizada no campo da Medicina Estética, no sentido de potenciar o rejuvenescimento da pele. Problemas cutâneos como rosácea e acne, bem como micose e melasma, podem ser minimizados ou resolvidos com este tratamento.
A técnica inovadora regula a atividade celular e tem resultados promissores na cicatrização, reativação da microcirculação do couro cabeludo e crescimento do cabelo. A terapia fotobiodinâmica opera, igualmente, numa proteína que constitui a substância intercelular do tecido conjuntivo: o colagénio. Ao interferir com o seu metabolismo, diminui a degradação e as modificações decorrentes da exposição à radiação ultravioleta.
Se procura aconselhamento personalizado num espaço de referência, saiba que, no Centro de Estética Médica Avançada Joana Cardoso, dispomos de equipamentos inovadores e profissionais de excelência capazes de transformar a sua aparência e a sua vida. Visite o nosso site ou contacte-nos para saber mais sobre os tratamentos que disponibilizamos aos nossos pacientes.