Recuperação pós-parto: Como conseguir a forma física desejada?

A recuperação pós-parto é, incontornavelmente, uma das principais preocupações das mães. Na sequência de uma gravidez, o aumento de peso e o surgimento de estrias, celulite e flacidez são consequências inevitáveis. No entanto, os efeitos decorrentes da gestação podem ser atenuados e até removidos.
Com recurso a um estilo de vida ativo e saudável e à realização de tratamentos estéticos minimamente invasivos, as recém-mamãs podem recuperar a forma física em poucos meses. Este esforço deve ser acompanhado por especialistas nos quais confie plenamente.
Neste artigo, fique a conhecer um leque de possibilidades que a ajudarão a restabelecer a desejada condição física com conforto e segurança.
A importância da alimentação equilibrada e da prática desportiva
A alimentação adquire um papel de redobrada relevância na recuperação pós-parto. Assim, esta deve ser balanceada de forma a colmatar integralmente as necessidades nutritivas da mãe.
É recomendável que evite estar sem comer durante extensos períodos de tempo, optando por repartir convenientemente porções ao longo do dia. As fontes de vitamina C, os legumes, a fruta, os produtos integrais, o peixe e a água deverão ser consumidos com frequência. Por outro lado, os sumos, os doces, o pão, o arroz e a batata deverão ser ingeridos com moderação.
Também a prática de atividade física traz benefícios inegáveis para a melhoria da sua forma física, podendo ser efetuada em diferentes moldes. Num período inicial, toda a prática desportiva deverá ser moderada e não a um ritmo normal ou elevado.
O pilates é uma modalidade particularmente interessante, uma vez que ajuda a recém-mamã a melhorar a postura corporal, a tonificar os músculos e a controlar adequadamente a respiração. A hidroginástica pode também desempenhar um papel importante, propiciando o relaxamento do corpo e fortalecendo os músculos das zonas peitoral e lombar.
As caminhadas, sozinha ou acompanhada, são igualmente uma possibilidade a considerar por quem não tem disponibilidade para praticar uma modalidade. Podem, também, ser encaradas como um complemento ao treino.
3 Tratamentos para uma rápida recuperação pós-parto
Os tratamentos pós-parto contribuem positivamente para a recuperação da forma física da mãe, com rapidez e segurança. Com efeito, contribuem para o aumento do seu bem-estar, autoestima e felicidade.
1. Radiofrequência
A utilização de um sistema de radiofrequência visa combater a flacidez da pele e eliminar gordura localizada. Este tratamento estético surte efeito com prontidão, uma vez que os resultados são visíveis após a primeira sessão de tratamento. Este recorre à mobilização mecânica e térmica do tecido edematoso e fibroso para remover líquidos e toxinas.
2. Drenagem linfática
A drenagem linfática consiste igualmente na eliminação de toxinas, resíduos metabólicos e líquidos em excesso, embora através de massagens de caráter suave e ritmado. A eficácia do tratamento é verificável também na celulite, nas varizes e nas estrias.
3. Bodyshaping
O bodyshaping é um tratamento de recuperação pós-parto não invasivo e indolor, que combate a gordura localizada e a celulite. A ação centra-se na remodelação dos contornos corporais da mulher, numa altura em que sofreram profundas transformações decorrentes da gestação.
Foi mãe recentemente e deseja recuperar com a máxima rapidez o corpo que tinha antes de engravidar? Saiba que, no Centro de Estética Médica Avançada Joana Cardoso, dispomos de um corpo clínico qualificado e recorrermos a tecnologias inovadoras em todas as nossas intervenções. Visite-nos ou marque online a sua consulta de avaliação gratuita, a fim de avaliarmos as suas necessidades estéticas e de saúde.