Podologia: Aprenda a cuidar dos pés do seu filho!

A podologia é um ramo da ciência na área da saúde que analisa e estuda o pé. Os objetivos deste serviço clínico são a prevenção, diagnóstico e tratamento das diferentes patologias que afetam este membro.
O Pé Pediátrico ou Infantil é a área que visa tratar problemas em idade pediátrica, dos 3 aos 14 anos. Entre as doenças mais comuns que afetam as crianças estão:
- Pé plano ou cavo;
- Alterações no pé ou na forma de caminhar;
- Dismetrias (pés de diferentes tamanhos);
- Suor excessivo;
- Pé de atleta;
- Joelhos valgos ou varos;
- Unhas encravadas, micoses e engrossamento nas unhas;
- Dedos em garra, joanete precoce e supradução dos dedos;
- Verrugas plantares;
- Alterações coxo-femurais;
- Dores articulares e cansaço excessivo dos pés.
A prevenção precoce destas doenças é fundamental para evitar problemas estruturais e funcionais nas crianças. Assim sendo, é extremamente importante visitar o podologista para garantir um crescimento correto do pé durante a infância. Neste período, a maioria das patologias é facilmente tratável através do uso de calçado ortopédico ou palmilhas corretivas/preventivas.
A aposta na Podologia como forma de prevenção
Cuidar dos pés dos mais novos é um hábito que deve ser incutido desde cedo nas rotinas familiares. Como tal, é essencial não só marcar consultas regulares de Podologia, mas também sensibilizar as crianças para a importância de adotar bons hábitos de higiene.
- Prevenção primária – Consiste em observar e analisar biomecanicamente a criança a partir dos 3 anos;
- Educação Podológica – Aborda os cuidados fundamentais a ter com os pés dos miúdos, por exemplo, a maneira como cortam as unhas;
- Consciencialização para a necessidade de atenção podológica – Esta questão coloca-se, sobretudo, no tratamento e correção de doenças;
- Consultas periódicas – Dependendo do problema, a ida ao podologista pode ser mais ou menos frequente. Deve acontecer, preferencialmente, uma vez por ano;
- Posturas e sinais de alerta – Qualquer alteração no andar ou posição em que a criança se senta deve ser levada em conta pelos pais.
Que tipo de calçado deve comprar para o seu filho?
Os pés das crianças estão em constante desenvolvimento. Por essa razão, é responsabilidade dos pais adequar o calçado dos filhos às diferentes fases de crescimento. Usar o calçado certo pode ajudar a prevenir problemas futuros. Saiba que características deve ter em consideração na hora de escolher o que o seu filho vai calçar.
- Calçado pré-andante (até um ano e meio de idade): Tem proteção sem reforço;
- Calçado principiante (de um ano e meio até 3 anos): Deve ter, de preferência, cordões ou velcro. É 10mm mais comprido, sem grandes reforços, fixação alta, sem tacão (3-5mm) e sola flexível.
- Calçado infantil (4 a 7 anos) ou calçado cadete (7 a 14 anos): É 10-15mm mais comprido, com contraforte, fixação alta, tacão de 10mm, sola flexível, com reforço preferencialmente no arco plantar.
Podologia Infantil: Educar os mais pequenos para a saúde dos pés
A Podologia Infantil/Podopediatria deve ser encarada pelos pais como algo essencial na manutenção da saúde e bem-estar das crianças. Eis alguns conselhos que devem ser transmitidos aos mais pequenos, para que comecem desde cedo a cuidar bem dos pés:
- Experimentar o calçado nos dois pés, pois normalmente existe uma assimetria de tamanhos entre ambos;
- Garantir que os dedos não estão apertados;
- Evitar o uso de meias justas;
- Alternar o calçado diariamente. Deixar secar e arejar para eliminar a humidade e o suor;
- Secar bem entre os dedos depois de lavar os pés, como forma de evitar o aparecimento de fungos;
- Pedir ajuda aos pais para cortar as unhas, deixando-as sempre retas e sem curvas;
- Andar sempre calçado nas piscinas e balneários;
- Alertar os pais quando sentir muita comichão ou bolinhas nos pés;
- Saber identificar unhas grossas e/ou amareladas.
Os especialistas em Podologia do Centro Clínico Diogo Cardoso diagnosticam e tratam as mais diversas patologias que afetam os pés das crianças.
Se suspeita que o seu filho sofre de algum problema, não hesite em trazê-lo até nós. Os nossos profissionais levam a cabo uma avaliação completa e personalizada. Faça já uma marcação ou contacte-nos para qualquer tipo de esclarecimento.
Dr.ª Ana Xavier
Podologia
Subscreva o nosso Blog