Ozonoterapia: Saiba que tratamento é e como pode ajudá-lo!

A Ozonoterapia é uma prática terapêutica em que se aplica ozono clínico para tratar um amplo número de patologias. Deste modo, a quantidade de oxigénio na zona afetada aumenta, resultando numa melhor nutrição e oxigenação tecidular e numa renovação dos tecidos em redor.
O ozono clínico é uma mistura de dois elementos: o oxigénio puro (O2) e o ozono (O3). A sua administração deve ser feita por um médico especialista, conhecedor das dosagens certas para cada doença e paciente.
Após uma primeira consulta, o médico especialista define o protocolo a seguir no tratamento. Este depende da patologia, da condição e da resposta do paciente.
Patologias tratadas com Ozonoterapia
- Problemas circulatórios e cardíacos;
- Doenças intestinais;
- Patologias dermatológicas;
- Doenças ortopédicas (tendinites, lesões articulares, lesões musculares crónicas, hérnias discais);
- Perturbações do foro reumático;
- Feridas, úlceras e queimaduras;
- Alergias;
- Dores crónicas;
Vias de administração da Ozonoterapia
Via local
- Através da aplicação de uma campânula plástica, onde flui o ozono em concentração hiperbárica;
- Infiltrações articulares e discais;
- Água ozonizada, soro fisiológico ozonizado, óleos e cremes ozonizados (podendo dar continuidade aos tratamentos em casa);
- Aplicação intravesical e intravaginal.
Via sistémica
- Ozonização direta do sangue ou auto-hemoterapia maior – É uma das formas mais eficazes de receber ozono. O profissional de saúde faz uma colheita do sangue (100 a 200 ml), trata-o com ozono e faz nova infusão.
- Via intramuscular ou auto-hemoterapia menor – O médico extrai entre 10 a 20 ml de sangue, trata-o com ozono clínico e devolve-o ao paciente através de injeções intramusculares. Recomenda-se a via intramuscular quando não é possível fazer a auto-hemoterapia maior ou nos casos em que é necessário um reforço desta.
- Administração retal – O ozono é administrado diretamente através de uma pequena sonda.
Na Ozonoterapia, a via de administração depende da patologia a tratar, já que determina o âmbito de ação do ozono clínico no organismo do paciente. Por outro lado, a concentração de ozono determina o efeito biológico a obter.
Efeitos secundários e contraindicações
A Ozonoterapia é praticamente isenta de efeitos secundários, desde que administrada corretamente. Tal deve ser feito por um profissional competente, conhecedor das diversas técnicas de aplicação e dosagens adequadas a cada caso. Para a administração, deve recorrer-se a geradores de ozono de alta qualidade, que garantam as concentrações necessárias a cada problema de saúde.
Ainda no que respeita aos efeitos secundários, é de referir que não foram verificadas interferências na utilização de outros fármacos.
A Ozonoterapia é contraindicada a pessoas com anemia hemolítica e hipertiroidismo não controlado. Em casos de diabetes e hipertensão, deve verificar-se um acompanhamento mais próximo do paciente.
Vantagens da Ozonoterapia na promoção da saúde
A Ozonoterapia não se limita ao tratamento de doenças. A sua relevância ao nível da prevenção e da promoção da saúde tem sido evidenciada. Isto porque:
- Estimula o sistema imunitário;
- Tem propriedades oxidantes;
- Melhora a circulação sanguínea;
- Previne o envelhecimento celular (está, aliás, muito presente em tratamentos anti-aging).
Às vezes, a Ozonoterapia é a resposta para problemas para os quais os pacientes acreditavam não haver solução. É uma alternativa a intervenções cirúrgicas (por exemplo, no caso das hérnias discais). Em determinadas circunstâncias, as melhorias começam a sentir-se na primeira sessão (em situações como a dor crónica).
No Centro Clínico Diogo Cardoso, temos médicos especialistas que poderão ajudá-lo a perceber se a Ozonoterapia é a solução indicada para si, quer esteja em causa uma hérnia discal ou qualquer uma das patologias mencionadas acima. Marque uma consulta de avaliação gratuita e ganhe qualidade de vida!
Subscreva o nosso Blog
Cara Antónia
A ozonoterapia, combinada com outros tratamentos, pode ajudar no caso de doença autoimune. Contudo, no nosso Centro, apenas usamos para o tratamento das hérnias discais.
Esperamos ter ajudado.
A Equipa do Centro Clínico Diogo Cardoso
Ozonoterapia ajuda em doença autoimune (lupos)???
Cara Silvia,
Apenas nos responsabilizamos pelo trabalho que realizamos e desenvolvemos no Centro Clínico Diogo Cardoso. Desconhecemos centros de referência que disponibilizem Ozonoterapia na zona de Leiria para lhe indicar. Votos de uma feliz recuperação.
ola bom dia, sou de Leiria e gostaria de saber onde posso encontrar aqui mais proximo um centro para fazer ozonoterapia.
Obrigada!