Naturopatia: A Natureza ao serviço do corpo e da mente!

A Naturopatia é um tipo de medicina alternativa que se serve apenas de produtos naturais para prevenir doenças e manter e restaurar a saúde. Fá-lo através de uma abordagem energética, natural e holística do corpo humano. Isto é, não se foca exclusivamente no lado físico, mas também nos fatores emocionais, genéticos, espirituais e ambientais.
À semelhança da Acupuntura e Osteopatia, também a Naturopatia é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde como uma terapia complementar à medicina ocidental. É importante referir que não lhe compete o diagnóstico e cura de doenças, mas a promoção do bem-estar através do equilíbrio do corpo.
De facto, o organismo tem a capacidade de autocura. No entanto, é nosso dever ajudá-lo, em vez de o comprometer com estilos de vida errados: alimentação desequilibrada, tabaco, stress excessivo, sedentarismo, entre outros hábitos. Assim, quando devidamente estimulado, é capaz de evitar doenças.
A educação e autorresponsabilização são, pelas razões anteriormente enunciadas, dois pilares fundamentais da Naturopatia.
Qual o papel da Naturopatia na promoção da saúde dos pacientes?
Esta terapia não se limita ao tratamento de sintomas. O principal objetivo é compreender e determinar a causa da doença. O paciente é abordado como se fosse único e as terapias são totalmente personalizadas. Assim sendo, não há tratamentos iguais.
Ao complementar a Naturopatia com a medicina clássica, pode melhorar a sintomatologia de diversos problemas:
- Doenças crónicas e sazonais;
- Problemas urinários e ginecológicos;
- Distúrbios gastrointestinais;
- Patologias cardiovasculares;
- Stress, ansiedade e depressão;
- Dores musculoesqueléticas;
- Problemas circulatórios.
Lembre-se que a Naturopatia deve ser encarada como uma forma de evitar as causas que originam uma doença.
Quais as técnicas e produtos mais utilizados na Naturopatia?
Hipócrates, o pai da Medicina, aconselhava há dois mil anos: “Que o teu alimento seja o teu remédio e que o teu remédio seja o teu alimento”. Na mesma linha, a Naturopatia utiliza, sobretudo, a alimentação terapêutica para a promoção da saúde e bem-estar. A principal vantagem é não haver riscos para o paciente.
A título de exemplo, entre os alimentos mais usados encontram-se a cenoura, noz, uvas, tomate, gengibre, figos, feijão roxo, aipo, cogumelos, batata-doce e abacate. Outros produtos, tais como canela, chá verde e açafrão-da-índia, são igualmente usados numa dieta naturopática.
A Naturopatia serve-se ainda de suplementos de nutrientes, plantas medicinais e florais (Fitoterapia), bem como de outras técnicas, tais como Massagem Terapêutica, Aromaterapia, Hidroterapia, Oligoterapia e Geoterapia.
O naturopata pode aconselhar o paciente a mudar de alimentação, seguindo dietas líquidas, jejum ou detox, bem como a adotar estilos de vida mais saudáveis.
Encontre o equilíbrio da mente, corpo e espírito de forma natural! A Naturopatia é uma das muitas especialidades que pode encontrar no Centro Clínico Diogo Cardoso, um espaço de referência na prestação de cuidados de saúde. Saiba mais sobre esta terapêutica não convencional. Se desejar experimentar as suas potencialidades, poderá submeter o seu pedido de consulta online.
Subscreva o nosso Blog