Medicina Estética: Cuide da sua beleza sem descurar a saúde!

A Medicina Estética é uma especialidade médica cuja finalidade se centra na melhoria de mutações ocorridas na pele. Além da prestação de cuidados curativos, visa, naturalmente, a promoção da saúde e a prevenção da doença. Conheça esta especialidade e descubra a importância para o seu bem-estar.
Como qualquer outra vertente médica, a Medicina Estética executa o correto reconhecimento de patologias ou problemas de saúde de base. Essa verificação é imprescindível para se alcançar uma resolução capaz de assegurar a manutenção da saúde e bem-estar dos pacientes. Esta variante, contudo, apresenta um maior enfoque no resultado estético final.
Aliada à genética e aos estilos de vida, a passagem do tempo origina uma aparência cansada, com contornos menos definidos. Também são habitualmente visíveis a perda de volume e uma pele mais flácida, menos brilhante e enrugada. Recorrendo a tratamentos minimamente invasivos, a Medicina Estética possibilita a atenuação ou eliminação de algumas destas caraterísticas com naturalidade.
Várias alterações estéticas são, contudo, consequência de patologias ou desregulações orgânicas. Estas necessitam, como tal, de uma prévia intervenção antes da abordagem ao problema estético per se.
A Medicina Estética enquanto vertente médica
É fundamental recentrar a perceção da Medicina Estética para que quem recorre a uma consulta não o faça numa abordagem semelhante à de quem vai, a título exemplificativo, a um cabeleireiro. Nesse sentido, “vou só ali pôr um Botox®” é um pensamento que não deve existir.
Aquando de uma consulta, o paciente deverá estar munido da mais completa informação clínica, incluindo medicação em curso. Esta preparação é imprescindível para que o médico consiga realizar uma análise o mais completa possível do seu caso.
Quando for a uma consulta de Medicina Estética, não estranhe se o médico lhe perguntar se já foi submetido a uma cirurgia, se tem filhos ou que medicação toma e, posteriormente, afirme que não pode realizar qualquer tratamento. A utilização de anticoagulantes, por exemplo, inviabiliza a realização de procedimentos de que um paciente poderia eventualmente necessitar. Da mesma forma, o clínico poderá explicar que, no seu caso, a solução passa pela resolução do problema hormonal de base. Como tal, bastará realizar uma medicação adequada no domicílio, descartando procedimentos em gabinete.
Saúde, uma aliada da beleza
Apesar de o conceito ser subjetivo, a beleza está incondicionalmente interligada com o estado de saúde global individual. Por isso, não é possível almejar um determinado nível de beleza sem tratar da saúde individual com o mesmo cuidado.
É precisamente neste âmbito que a Medicina Estética atua, ajudando os pacientes a atingir um estado de saúde que lhes permita obter os resultados estéticos que pretendem.
Tenciona melhorar o estado da sua pele? Deseja contrariar os sinais de envelhecimento e transformar a sua aparência? No Centro de Estética Médica Avançada Joana Cardoso, contamos com um corpo clínico altamente qualificado e experiente. Marque já uma consulta e saiba como podemos ajudá-lo a resolver o seu problema.