Fisioterapia: A chave do sucesso na reabilitação de desportistas

A Fisioterapia é uma ciência da Medicina de Reabilitação indicada para o tratamento de lesões desportivas. Uma das mais temidas é a rotura do ligamento cruzado anterior. O trabalho fisioterapêutico pré e pós-cirúrgico tem um papel preponderante no sucesso e reintegração na atividade desportiva do atleta.
Basquetebol, andebol e futebol são modalidades desportivas nas quais as frequentes acelerações e desacelerações, quedas e mudanças rápidas de direção provocam sobrecarga biomecânica e, consequentemente, lesões articulares no joelho. Diversos estudos comprovam que apenas 60% dos atletas sujeitos a ligamentoplastia regressem ao mais alto nível.
Contudo, nem todos os casos têm o final menos desejado. Prova disso é a história de sucesso que lhe damos a conhecer neste artigo.
Rui Silva, enquanto futebolista profissional, viveu esse drama. A situação levou-o a procurar o Centro Clínico Diogo Cardoso, no seguimento de uma recomendação de um colega de equipa.
O agora gestor desportivo conheceu o primeiro capítulo do seu problema aos 17 anos, quando contraiu a primeira rotura do ligamento cruzado anterior. Aos 24, fez uma segunda rotura. Mas o infortúnio não se ficou por aqui. Dois anos volvidos, sofreu uma rotura parcial de ligamento cruzado no mesmo joelho.
Procurou outras opiniões médicas, com o intuito de apurar se a melhor solução seria recorrer à cirurgia. As respostas obtidas foram no sentido de não operar. Foi então que o atleta ouviu o nome do Dr. Diogo Cardoso.
Fisioterapia prolongou carreira desportiva de Rui Silva
De acordo com Rui Silva, o final feliz desta história começou com o diagnóstico do Dr. Diogo Cardoso. Numa primeira avaliação, foi-lhe dito que a melhor solução passaria por uma nova operação. Mas não no imediato!
Assim, definiu-se um plano de intervenção individual para seguir ao longo de cinco meses. Durante esse período, o atleta foi submetido a tratamentos que visavam o controlo neuromotor, reforço muscular e controlo do processo álgico e inflamatório. Como resultado de diversos métodos terapêuticos de Fisioterapia, Rui Silva conseguiu participar num importante torneio antes de voltar a ser operado.
A nova cirurgia aconteceu em outubro de 2011 e foi seguida de sete meses de reabilitação. Após dois processos mal sucedidos noutras clínicas, Rui Silva diz ter enfrentado a recuperação menos dolorosa e mais minuciosa, assim como aquela em que se sentiu mais seguro. Findo este período, teve alta médica e pôde competir durante mais três anos.
Quando fala do Centro Clínico, o ex-atleta destaca o profissionalismo, a abordagem personalizada e a experiência ao nível da Medicina Desportiva. A assertividade e sinceridade do Dr. Diogo Cardoso ao longo do processo marcaram igualmente este homem de 33 anos, residente em Vila Nova de Famalicão.
“Tudo aquilo que o Dr. Diogo previu acabou por acontecer. Demonstrou grande coerência na sugestão clinica. Foi assertivo e acreditou num caso que todos diziam estar perdido”, recorda.
Humanismo e rigor aliado a inovação e tecnologia
A qualidade do serviço prestado no Centro Clínico Diogo Cardoso cativou Rui Silva desde o primeiro momento. “Foram todos sempre muito prestáveis, interessados e preocupados em ajudar-me”, desabafa o paciente, que diz ter criado com a equipa médica “uma relação de amizade e de grande confiança”.
Os elogios estendem-se às condições das infraestruturas. “Existem poucas clínicas com a qualidade das instalações, ferramentas e técnicas do Centro Clínico Diogo Cardoso”, assegura.
O êxito dos tratamentos de Fisioterapia a que Rui Silva foi sujeito derivou, em grande medida, dos equipamentos tecnológicos utilizados. O ThermoHuman e a radiofrequência são alguns exemplos.
Quando questionado sobre se voltaria ou recomendaria o Centro Clínico, o paciente é rápido na resposta: “Já o fiz a 40 ou 50 pessoas. Alguns dos meus jogadores estão a ser acompanhados pelo Dr. Diogo Cardoso”.
O testemunho de Rui Silva é demonstrativo da excelência do Centro Clínico Diogo Cardoso no campo da Fisioterapia Intensiva Personalizada. Se enfrenta uma patologia semelhante à de Rui Silva, não hesite em contactar-nos. Marque uma consulta de avaliação gratuita! Acabe com a dor e recupere os movimentos.