Dores nas costas e articulações: Saiba como evitá-las

As dores nas costas e articulações são queixas relativamente comuns entre os portugueses, mas que podem ser tratadas eficazmente após um diagnóstico correto e preciso. Há, porém, algumas boas práticas que devem ser adotadas diariamente por todos nós, a fim de evitar estas dores tão associadas ao sedentarismo e ao estilo de vida atual.
1. Modifique a sua alimentação
Uma dieta equilibrada beneficia a sua saúde em todos os aspetos. Com o intuito de fortalecer as articulações, baseie a sua alimentação em legumes e outros alimentos ricos em vitamina D e cálcio.
2. Conheça e respeite os seus limites físicos
Se é praticante de atividade física, é fundamental que conheça os seus limites de esforço e que os respeite. O aumento da intensidade aplicada em cada exercício deverá ser doseado de forma prudente e ao longo do tempo. Em caso de dúvida, é recomendável que contacte um profissional munido de toda a informação necessária para prestar um aconselhamento correto.
3. Faça alongamentos diariamente
Os alongamentos não são uma prática exclusiva dos desportistas de alta competição. Todo e qualquer praticante de desporto – regular ou ocasional – deverá exercitar os músculos com periodicidade diária e de modo inclusivo. Tal contribuirá para evitar lesões musculares indesejadas.
4. Faça massagens para evitar dores nas costas e articulações
Caso se sinta tenso há algum tempo, aproveite para fazer algumas massagens. Esta atividade, se repetida com relativa frequência, contribui positivamente para o rejuvenescimento dos músculos.
5. Não transporte pesos excessivos
Nem sempre o seu corpo está suficientemente apto a transportar cargas significativas. Procure soluções alternativas, ainda que mais morosas, e não cometa excessos que possam revelar-se extremamente prejudiciais para o seu bem-estar.
Caso tenha o hábito de transportar uma mochila ou uma carteira, certifique-se de que esta apenas contém os objetos essenciais, descartando todos os elementos inúteis. Assim, reduzirá o peso que carrega e, consequentemente, as dores nas costas e articulações.
6. Adote uma postura correta
Procure manter uma postura física correta e ajustada às várias atividades que executa ao longo do dia. Evite posições de desequilíbrio, os ombros caídos e a coluna num ângulo distanciado dos 90 graus. Ao dormir, tenha a preocupação de fazê-lo numa posição lateral alinhada ou de barriga para cima.
7. Mantenha-se confortável durante a noite
O descanso no período noturno é absolutamente imprescindível para que possa prevenir dores nas costas e articulações. Além da questão postural mencionada anteriormente, o colchão deve ser merecedor de atenção redobrada, uma vez que providencia o conforto e o relaxamento necessários para o seu bem-estar. A almofada deve permitir-lhe pousar a cabeça sem um desnível assinalável.
8. Combata o sedentarismo
A prática de atividade física é fundamental para a manutenção de um corpo saudável. Entre as consequências do sedentarismo figuram, além das dores nas costas e articulações, o excesso de peso, a acumulação de gordura localizada, a escassez de força muscular, o aumento do colesterol e dos triglicerídeos e o risco de desenvolvimento de doenças cardíacas.
Existem inúmeras medidas que pode adotar no dia-a-dia de forma a contrariar a estagnação do corpo. Nas suas atividades rotineiras, opte por andar mais a pé ou de bicicleta em detrimento do carro e dos transportes públicos. Quando entrar e sair do trabalho, utilize as escadas e não os elevadores.
9. Consulte um especialista se as dores persistirem
Ao movimentar-se, conseguirá obter um maior controlo sobre o seu peso. Além disso, aumentará os seus níveis de energia e elevará os índices de resistência. Porém, nem sempre uma vida ativa é suficiente para se manter sem dores.
Se as suas queixas relativas às costas e articulações se mantêm há algumas semanas ou meses, é fundamental que consulte um especialista a fim de fazer um diagnóstico correto da situação. As consultas de Ortopedia, Fisioterapia ou Osteopatia permitem-lhe tratar verdadeiramente o problema e melhorar a sua qualidade de vida.
Encontre no Centro Clínico Diogo Cardoso profissionais altamente qualificados e dedicados na melhoria da sua condição de saúde. Marque a sua consulta online e comece o quanto antes a livrar-se das dores!