Depilação a laser: 7 Conselhos para o antes e o depois!

A depilação a laser é uma maneira eficaz de remover os pelos do corpo todo ou de uma determinada parte. É, portanto, normal que tanto mulheres como homens que procuram eliminar os pelos corporais façam uso desta técnica.
Num mundo onde as pessoas procuram aprimorar o lado estético constantemente, a depilação a laser constituiu-se como um método popular. Ao contrário do que às vezes se ouve, não potencia o surgimento de doenças. Contudo, é um procedimento que pode trazer consequências graves para quem não está bem informado. É por isso que é tão importante escolher uma clínica adequada para esta prática.
Se está a pensar efetuar sessões de depilação a laser, existem fatores a ter em conta quer antes, quer após o processo. Neste artigo, descobrirá 7 pontos a que deverá atender para não ter incómodos em ambas as alturas.
O que fazer antes da depilação a laser?
1. Verificar quando foi a última vez que arrancou o pelo
Se decidiu começar este tipo de tratamento, tenha atenção à última ocasião em que efetuou a depilação por outras vias. Caso se tenha depilado com recurso a cera, máquinas depilatórias ou outras técnicas que arranquem os pelos pela raiz, convém guardar um período de um mês até atuar com o laser.
2. Evitar a exposição solar
Nas duas semanas que antecedem a depilação a laser, procure não se expor em demasia à luz do sol. O mesmo é válido para a utilização de autobronzeadores e para as idas ao solário. Ponha de parte tudo isso durante este espaço de tempo.
3. Depilar através de métodos conservadores
Um dia ou dois antes de iniciar o processo, depile-se com uma lâmina ou com um creme próprio. Esse corte de pelo deverá, como é natural, incidir na área exata em que for aplicar o tratamento. Se não o fizer antecipadamente, o profissional a quem recorrer deverá cortar o pelo antes de iniciar o processo a laser.
4. Marcar uma consulta com um dermatologista
De modo prévio à primeira sessão de depilação a laser, é igualmente recomendável que procure aconselhar-se junto do seu dermatologista. Agende uma consulta para obter a opinião do especialista e perceber o estado de saúde em que se encontra.
Tome cuidado com os sinais e cicatrizes que, eventualmente, tiver no corpo. Não se esqueça também do histórico de problemas de pele (se existir), assim como de avaliar com exatidão o seu fototipo (estilo de pele).
5. Suspender a toma de antibióticos
No caso de estar a seguir uma medicação que passe pela ingestão de antibióticos, terá de proceder à sua interrupção. Se não o puder fazer, então deverá deixar para mais tarde a depilação a laser.
A luz dos raios, quando conjugada com os efeitos destes fármacos, torna a pele mais suscetível. Quer isto dizer que, consequentemente, haverá uma maior propensão para o aparecimento de dores nas articulações e até de febre.
6. Proteger a pele
No dia em que efetuar a depilação, poupe a pele ao contacto com qualquer substância que cause ardência. Ou seja, abstenha-se de colocar perfumes, desodorizantes, cremes hidratantes com álcool e afins.
7. Tomar banho com sabonete neutro
Ainda no dia da sessão, tome banho calmamente e lave bem as zonas que forem sujeitas aos raios do laser. De preferência, utilize um sabonete neutro e regule a água do chuveiro para uma temperatura tépida.
A partir daí, relaxe. Se leu e conferiu tudo como deve ser, já está a postos e em plenas condições para começar o tratamento.
O que fazer após a depilação a laser?
1. Pôr protetor solar
A seguir a uma depilação a laser, é possível que fique com o corpo mais sensível e avermelhado. Se este estiver em contacto com o sol, tal trar-lhe-á dores incomodativas, além de poder também ganhar manchas.
No mínimo durante duas semanas, resguarde a sua pele e coloque protetor solar, idealmente de duas em duas horas. Isto é válido inclusive se não for à praia e seguir uma rotina diária normal.
2. Manter a pele longe do calor
O sol não é a única fonte de preocupação para quem acabou de finalizar este tratamento. É preciso ter cuidado de modo a que não haja contacto com canais que libertem demasiado calor. A água quente do chuveiro, o vapor da sauna ou a humidade do banho turco são os melhores exemplos disso.
3. Deixar o corpo repousar
Dê descanso ao seu corpo nas 48 horas que sucedem tratamento. O exercício físico faz aumentar a temperatura corporal, o que pode trazer desconforto na área depilada. Encontre alternativas menos cansativas, como caminhadas ou alongamentos.
4. Efetuar sessões de depilação com regularidade
O êxito e os resultados desta técnica serão tanto maiores e mais visíveis quanto maior for a recorrência do processo. Certifique-se de que agenda as sessões para datas em que, de facto, tem disponibilidade de comparecer. Não falhe nenhuma.
Por outro lado, preocupe-se em deixar um intervalo ajustado entre uma e outra sessão. Sobrecarregar a pele é prejudicial e ineficaz, uma vez que as fases de crescimento do pelo devem ser respeitadas.
5. Vestir roupas leves
Convém que a indumentária escolhida para os dias seguintes seja arejada. Opte por um vestuário leve, largo e cómodo, ao invés de vestimentas apertadas, que massacrem as regiões afetadas pela depilação. Privilegie, sobretudo, roupa de algodão e evite os sintéticos, pois dificultam a respiração da pele.
6. Não recorrer a outros métodos depilatórios
Uma vez realizado o processo, mantenha o princípio de não utilizar nenhuma outra técnica que retire pelos pela raiz. Os efeitos da depilação a laser dão-se de maneira gradual. Significa isto que haverá pelos que continuarão a aparecer durante o tratamento e que irão sendo eliminados progressivamente.
7. Acalmar a pele
Na eventualidade de sentir uma certa irritação e ardor, há vários produtos de que se pode socorrer. Utilize hidratantes, desde que não sejam óleos e cremes gordurosos. Recorra também a águas termais. Vai sentir uma frescura apaziguadora na pele.
Dê preferência a uma clínica de prestígio
Conforme pôde reparar, a depilação a laser não envolve riscos de maior para a sua saúde. No entanto, é necessário assumir alguns cuidados para não arriscar situações desagradáveis que afetem o estado da sua pele.
Escolha uma clínica que lhe assegure as melhores condições de atendimento e um acompanhamento feito por especialistas competentes. No Centro de Estética Médica Avançada Joana Cardoso, tem garantido tudo isto. Marque a sua consulta e deixe-nos cuidar da sua estética e da sua autoestima!