Alergias: Tipos, sintomas e causas das reações alérgicas!

As alergias são reações exageradas do sistema imunitário, responsável pela defesa do organismo humano.
As pessoas alérgicas produzem imunoglobulina E (IgE), que, em contacto com um corpo estranho (alergénio), promove a libertação de histamina. Esta, por conseguinte, é a substância responsável por desencadear os sintomas mais característicos das alergias: espirros, tosse, erupções cutâneas e prurido, entre outros indícios.
A hipersensibilidade imunológica tem, em muitos casos, um histórico genético. Assim, pode ser transmitida ao logo de diferentes gerações. No entanto, tem também origem em diferentes agentes, tais como alimentos, medicamentos, animais, plantas e até o próprio sol.
Tipos de alergias e seus principais sintomas
-
Alergia respiratória
Esta reação afeta as vias respiratórias e é causada por elementos que circulam no ar (como pólen, ácaros e poeira). Os principais sintomas passam pela tosse, espirros frequentes, dores de cabeça e comichão nos olhos. Sem um tratamento adequado, esta alergia pode evoluir para doenças como rinite alérgica, sinusite e asma.
-
Alergia dermatológica
Manifesta-se sobretudo através de prurido e erupções cutâneas. A urticária é uma das alergias que provoca comichão intensa e inchaço em determinadas zonas do corpo.
A pele pode, ademais, fazer reação alérgica a picadas de insetos (formigas, abelhas ou mosquitos). Dependendo do animal em questão, a situação pode tornar-se bem mais grave, levando a uma reação anafilática.
É frequente verificarem-se alergias dermatológicas após o uso de alguns cosméticos ou o contacto com latex ou níquel (metal presente em peças de bijuteria).
-
Alergia alimentar
Alimentos como glúten, marisco, frutos secos, ovos e trigo são causadores de alergias alimentares. As consequências destas reações podem surgir na pele, no estômago, nos intestinos e nos sistemas cardiovascular e respiratório.
-
Alergia a medicamentos
Os medicamentos têm contraindicações associadas, que se manifestam principalmente quando o corpo desenvolve uma reação alérgica. Antibióticos como a Penicilina e anti-inflamatórios como Ibuprofeno e Aspirina são alguns dos principais fármacos que podem provocar uma alergia.
-
Alergia ocular
Olhos inchados, vermelhidão e comichão são os principais sintomas de uma conjuntivite. Esta alergia pode ser causada por diversos alergénios. Na maioria dos casos, é facilmente diagnosticada e curada.
A importância de um diagnóstico correto e precoce
Saiba que, para conhecer as causas das alergias, deve começar por procurar um especialista. Um diagnóstico precoce é fundamental para evitar que as reações alérgicas evoluam para doenças mais graves.
Para facilitar o processo, é importante que preste informações detalhadas sobre os sintomas e a frequência com que se evidenciam. Além disso, diga ao seu médico se tem animais, se é fumador, se fez uso de alguma medicação num período recente ou se existe alguma prática que ajude a atenuar a hipersensibilidade.
Após um primeiro diagnóstico, o alergologista realizará o exame mais indicado para si. Dessa forma, perceberá o que origina as reações alérgicas e como pode evitá-las.
Sofre destes sintomas, mas não sabe quais as causas? Tem dificuldade em controlar as reações alérgicas, mesmo com medicação? No Centro Clínico Diogo Cardoso, temos especialistas em Alergologia disponíveis para o ajudar. Marque já a sua consulta. Oferecemos o exame de diagnóstico.
Subscreva o nosso Blog