Acupuntura: Um tratamento milenar com eficácia reconhecida!

A Acupuntura é uma terapêutica que pertence ao vasto legado da Medicina Tradicional Chinesa e que conta uma história de mais de dois milénios.
Apesar de esta técnica estar diretamente relacionada com a cultura medicinal da China, rapidamente se difundiu pelo mundo. Mereceu, com efeito, a atenção da Organização Mundial da Saúde (OMS) e o seu devido reconhecimento como tratamento com um variado leque de benefícios para a saúde.
O que é Acupuntura e para que é utlizada?
No sentido literal, Acupuntura significa “picar com uma agulha”. Consiste, como o nome indica, na aplicação de agulhas muito finas em determinadas partes do corpo.
A técnica é considerada segura, não tóxica e com reações adversas praticamente inexistentes. Por isso, é popularmente conhecida no cuidado de dores crónicas, podendo até ser comparada à morfina. Tem, contudo, a vantagem de não criar dependência.
Atualmente, a OMS reconhece a Acupuntura como técnica que atua de forma eficaz no tratamento de um conjunto de doenças. As patologias foram enumeradas pela própria organização com base nos resultados comprovados pelos ensaios clínicos realizados durante um período de cerca de 25 anos.
A lista de doenças e sintomas tratáveis através deste método é muito variada. Inclui, por exemplo, patologias físicas e emocionais e doenças autoimunes, bem como dores de cabeça, náuseas e vómitos.
O relatório oficial onde é comprovada a eficácia da Acupuntura foi publicado em 2003. Hoje, os benefícios desta técnica estão ao alcance de todos.
Ceticismo e mitos em torno da Acupuntura
Embora sejam reconhecidas as suas vantagens, existe ainda algum ceticismo – e até mesmo desvalorização – relativamente à eficácia da Acupuntura. Tendo em conta a necessidade de aprofundar o estudo deste tratamento e de outros que se incluem no ramo das medicinas tradicionais, a OMS definiu uma estratégia até 2023. Esta tem como principal objetivo ultrapassar o preconceito.
Tal como em muitas outras terapias, existem alguns mitos associados à Acupuntura. Estes devem ser rapidamente desmistificados, para que não restem dúvidas aos utentes que ainda estão a conhecer esta técnica.
Uma vez que falamos da utilização de agulhas, é importante esclarecer que este não é um método doloroso. As agulhas têm uma espessura muito fina, o que não permite a ocorrência de dor. Além disso, é necessário reforçar que não é introduzida qualquer substância na pele. Este tratamento funciona apenas com o uso de agulhas em zonas estratégicas, que vão estimular o sistema nervoso.
A Acupuntura é uma terapêutica não convencional com múltiplas vantagens para a sua saúde e bem-estar. Se deseja saber o que este método pode fazer por si, aconselhe-se junto de um profissional para obter um diagnóstico preciso.
No Centro Clínico Diogo Cardoso, contamos com os melhores especialistas. Marque já uma consulta.
Subscreva o nosso Blog