Lesões: Saiba como preveni-las com a tecnologia ThermoHuman!

As lesões musculares já podem ser detetadas antecipadamente através do ThermoHuman, uma tecnologia inovadora que mede a temperatura da pele em tempo real. A chamada termografia por infravermelhos serve-se de uma câmara e de um software que lê automaticamente as fotos, baseando-se num algoritmo de visão artificial, que analisa a energia libertada pelo corpo.
As zonas hipertérmicas, ou seja, mais quentes, podem revelar a existência de uma inflamação ou desequilíbrio. Por outro lado, as partes mais frias ou hipotérmicas podem indicar um problema vascular, falta de atividade ou inibição do sistema nervoso.
O Centro Clínico Diogo Cardoso é pioneiro em Portugal na realização deste tipo de diagnóstico rápido e não invasivo. A tecnologia tem sido utilizada por vários clubes de futebol em todo o mundo, na prevenção de lesões e traumatismos. Atlético de Madrid e Liverpool são apenas alguns exemplos.
A grande vantagem do ThermoHuman é antecipar danos físicos, mesmo antes do aparecimento da dor. Trata-se de uma ferramenta útil para a saúde dos atletas. Além disso, é extremamente rentável para os clubes, que reduzem as baixas médicas nas suas equipas.
De que forma o ThermoHuman deteta lesões nos atletas?
Este dispositivo consegue realizar uma análise detalhada em cerca de 80 pontos diferentes do corpo humano. Fá-lo através da comparação dos hemisférios esquerdo e direito. Trata-se de um mapeamento assertivo da condição física muscular, que fornece um conjunto de indicadores importantes:
- Assinala assimetrias de temperatura acima dos 0.3 ºC;
- Deteta sobrecargas nos músculos, tendões e vasos sanguíneos;
- Monitoriza a(s) zona(s) assimétrica(s) pré e pós-treinos;
- Reduz em 90% o risco de lesões;
- Ajusta a carga dos treinos de acordo com os resultados;
- Não usa radiação;
- Faz o diagnóstico das lesões de forma económica.
A partir desta análise, é ainda possível sinalizar os movimentos que o atleta realiza de forma incorreta e que resultam numa sobrecarga em determinadas zonas do corpo. Assim, treinadores e preparadores físicos podem modificar o plano de treino de acordo com as necessidades de cada grupo muscular.
Além do desporto de alta competição, o ThermoHuman é usado, atualmente, na medicina, nomeadamente nas áreas de fisioterapia e investigação. Com vários artigos científicos publicados, esta tecnologia veio reduzir para menos de metade os dias de paragem por lesão dos jogadores de equipas profissionais de futebol.
Sente dor, mas não sabe exatamente onde? Independentemente de ser ou não atleta profissional, marque uma consulta de avaliação no Centro Clínico Diogo Cardoso. Potencie a sua performance física e treine sem medos ou limitações. Contacte-nos e tire todas as suas dúvidas.
Considerou este artigo útil? Quer saber mais sobre saúde, especialidades médicas e técnicas inovadoras? Subscreva o nosso blog e fique atento às próximas publicações.
Subscreva o nosso Blog